Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tudo passa carago.

E melhor passa se tiver graça.

Tudo passa carago.

E melhor passa se tiver graça.

30.Out.17

O que é o Futebol?

Sérgio Ambrósio

Vinte e dois homens a correrem atrás de uma bola? Errado. O futebol é o seguinte: vinte e dois deuses correndo atrás da beleza. Para quê? Para a entregarem no coração dos adeptos, pois para eles só a bola de futebol é que esconde a feiura e a desgraça do mundo.

 

Pensem nisto: qual é o sentido do futebol? Resposta: marcar golos e ganhar. Qual é o sentido da vida? Ninguém sabe, excepto o adepto de futebol. Para ele, o sentido da vida é apoiar o seu clube do coração. Que ninguém ouse contrariar um adepto que diga que o futebol é mais importante que a vida só porque ele descobriu o mistério da sua presença no mundo e muitas outras pessoas ainda não descobriram o que andam aqui a fazer.

 

Vendo bem, o futebol é a única maneira de muitas pessoas encontrarem e viverem um grande amor. Se não fosse o futebol, muitas pessoas morreriam sem saber o que é o amor, sem terem tido uma alegria no coração.

 

- Amas-me?

 

- Claro que te amo.

 

- Mas amas-me tipo o quê?

 

- Amo-te tipo o meu clube de futebol. Amo-te como se fosses o Aboubakar a fazer um hat-trick, como se fosses o Casillas a defender um penalty contra o Real Madrid, como se fosses o Diogo Dalot a capitanear o Porto no jogo do título…

 

- Que bom. Mas eu não te amo, desculpa. Eu sempre quis viver um grande amor, desde menina que sonho com esse amor. E tu não me dás isso. Portanto, é com o Porto que eu quero viver esse amor arrebatador e excitante, vou tornar-me sócia do Porto. Se quiseres, podemos ser vizinhos de bancada. Topas?

 

- (atónito mas depois muda para um semblante mais alegre) Claro!

 

O futebol é igualmente a forma mais divertida e genuína de esticares o dedo médio para os problemas da vida real.

 

Não se iludam, mais tarde ou mais cedo, ireis trocar de namorada, por muito que lhe devotem carinho, ireis trocar de carro, de voto, de casa, de roupa. Sereis traidores de tudo, inclusive de Deus, mas nunca sereis infiel ao vosso clube. Porquê? Não sei. Se bem que se houvesse infidelidade, eu podia abrir um site de relacionamentos para adeptos traidores de clubes. E provavelmente ficava milionário.

6 comentários

Comentar post